Brasil registra mais de 83 mil estupros em 2025; média de um crime a cada seis minutos

Brasil registra mais de 83 mil estupros em 2025; média de um crime a cada seis minutos

Foto: Fabiano Marques (Arquivo/Diário)

O Brasil registrou 83 mil casos de estupro e estupro de vulnerável em 2025, segundo dados informados pelos estados e pelo Distrito Federal ao Ministério da Justiça. O número representa uma média de 227 vítimas por dia, o equivalente a cerca de nove por hora ou um estupro a cada seis minutos no país ao longo do ano. ​Do total de registros, mais de 70% das vítimas tinham menos de 14 anos, somando 58.951 crianças e adolescentes. Na maior parte dos casos, as vítimas são meninas. Pela legislação brasileira, quando a vítima é menor de 14 anos, o crime é enquadrado como estupro de vulnerável, independentemente de violência ou ameaça.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O crime de estupro ocorre quando uma pessoa é obrigada a manter relação sexual ou a praticar atos libidinosos contra a sua vontade, mediante violência ou grave ameaça. A conduta está prevista no artigo 217-A do Código Penal, com penas que variam de oito a 15 anos de prisão, podendo ser ampliadas conforme agravantes.

Apesar do volume elevado, o número total de registros em 2025 é 11% menor do que no ano anterior, quando foram contabilizados 93.455 casos. Em sentido oposto, os estupros cometidos contra vítimas com menos de 14 anos apresentaram alta de 1% em relação a 2024, indicando a persistência da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Crescimento de 72% em uma década

Mesmo com oscilações anuais, os dados mostram um avanço significativo ao longo da última década. Entre 2015 e 2025, o número de vítimas de estupro no Brasil cresceu 72%. No início da série histórica divulgada pelo Ministério da Justiça, em 2015, foram registrados 48.125 casos.

A incidência do crime também varia de forma expressiva entre os estados. Considerando a taxa por 100 mil habitantes, Roraima (92,18), Mato Grosso do Sul (91,87) e Rondônia (90,76) lideram o ranking nacional. Na outra ponta, Ceará (20,60), Minas Gerais (25,47) e Pernambuco (25,42) apresentam os menores índices do país.

Os números reforçam a dimensão do problema e o impacto contínuo da violência sexual no Brasil, especialmente contra crianças e adolescentes, mesmo em um cenário de leve redução no total de registros gerais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Morre aos 70 anos Frei Sérgio Görgen, ex-deputado estadual pelo RS e fundador do MST Anterior

Morre aos 70 anos Frei Sérgio Görgen, ex-deputado estadual pelo RS e fundador do MST

Líder de facção é preso com drogas durante operação da Polícia Civil em São Francisco de Assis Próximo

Líder de facção é preso com drogas durante operação da Polícia Civil em São Francisco de Assis

Polícia/Segurança